O que ESG tem a ver com o propósito da Kepler?
A Kepler é uma empresa com práticas ESG e alinhada a objetivos de sustentabilidade da ONU. Está comprometida em desenvolver soluções inovadoras para o pós-colheita, melhorar continuamente o sistema de gestão integrado, atuar de forma ética, garantir a sustentabilidade social, ambiental e econômica, respeitar a legislação e outros requisitos aplicáveis ao negócio, agir de forma preventiva na proteção do meio ambiente, com condições seguras e saudáveis de trabalho, eliminar perigos e reduzir riscos e assegurar uma gestão participativa dos colaboradores e partes interessadas.
Qual a estratégia Kepler para fortalecer e expandir suas iniciativas ESG?
A empresa finalizou, em setembro de 2022, a sua análise de maturidade em ESG, desenvolvido pela empresa de consultoria, Grant Thornton. Como sequência desse trabalho, em 2023 foram estruturados o Comitê de Pessoas, Compliance e Sustentabilidade e uma Comissão ESG, envolvendo diversas áreas, para a definição de projetos e implementação de ações baseadas em um plano de priorização de curto, médio e longo prazos, acompanhado pela alta liderança e pelo CEO. No início do segundo semestre, a Empresa reavaliou a sua Materialidade para aprimorar sua gestão sobre as questões ESG.
Relatório de Sustentabilidade 2022/2023Ambiental, Social e Governança
- Desde nossa fundação, nossa estrutura carrega um sólido compromisso com a sociedade; otimizar a armazenagem e reduzir os desperdícios por meio de um trabalho eficiente, sustentável e digno;
- Os resíduos gerados nos processos produtivos e administrativos são majoritariamente de madeira (Classe II – Não Perigosos), que passam por triagem para sua reutilização interna, antes do envio para descarte/tratamento com fornecedor homologado para essa finalidade;
- A energia elétrica consumida pela Kepler está associada, principalmente, aos processos produtivos, de engenharias e nas áreas administrativas. O recurso adquirido nas duas unidades (Panambi e Campo Grande) é proveniente de fontes renováveis;
- A Kepler Weber não é uma indústria emissora intensiva de Gases do Efeito Estufa. No entanto, está inserida nas cadeias do aço e do agronegócio. Por isso, seu compromisso é a aquisição de materiais de empresas que cumprem a legislação ambiental e mantêm controle sobre emissões.
- Estruturação da Comissão ESG;
- Definição de seis ODS e onze metas a serem apoiados;
- Instalação do Comitê de Pessoas, Compliance e Sustentabilidade;
- Apoio à diversidade e inclusão: no último biênio, o público feminino alcançou 24% do total de colaboradores;
- Aprovação da destinação de mais de R$ 1,8 milhão para 12 projetos sociais.
- Ingresso no Novo Mercado da B3, reforçando o compromisso com elevados padrões de governança corporativa;
- Instalação do Comitê de Estratégia, Investimentos e Finanças;
- Instalação do Comitê de Auditoria e de Riscos;
- Criação do Programa de Compliance, aprovado pelo Conselho de Administração (CA), contribuindo positivamente para a disseminação e promoção de medidas e boas práticas de gestão; A iniciativa é resultado do comprometimento da Empresa com a prevenção e o combate à corrupção.
Reconhecimentos 2023
1º lugar do prêmio A Granja Total Agro na categoria Silos e Armazenagem.
11ª posição no prêmio 20 Melhores Empresas para Trabalhar no Rio Grande do Sul, na categoria Grande Porte.
3ª colocação na categoria Agronegócio no prêmio Maiores e Melhores da revista Exame.
46ª posição na categoria Grande Porte, no prêmio 50 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil – Indústrias.
3º lugar no setor de Mecânica, no prêmio 1000 Maiores Empresas do Valor.
Premiação Bronze concedido pela revista Proteção, Categoria Gestão de Contratados.
9º lugar entre as dez empresas de capital aberto no Prêmio Broadcast Empresas, em que 240 companhias foram avaliadas pela Agência Estado, em parceria com a FGV.
Conquista do troféu como Destaque Setorial – Máquinas e Equipamentos, no Prêmio Exportação.
Dupla premiação no Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança no Trabalho relacionada ao Programa de Segurança em Obras.
Reconhecimento Top List da Revista Rural.
A Revista Rural concedeu o prêmio Top Of Mind pelo fato de a empresa ser a preferida do público no segmento Pós-colheita pela 22ª vez.
Iniciativa da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul, o prêmio Top Ser Humano e Cidadania foi concedido na categoria Organização.
No último biênio, o público feminino alcançou
24%
do total de colaboradores, refletindo o empenho da Companhia para valorizar internamente a diversidade e inclusão.
Processo de avaliação de riscos e maturidade
A estratégia ESG da Kepler Weber está alinhada com sua estratégia de crescimento e reflete um compromisso contínuo com a maturidade e a consistência nas ações. Em 2022, a Companhia realizou o Diagnóstico de Avaliação de Riscos e Maturidade em ESG, identificando a necessidade de aprimoramento das práticas e controles para atender às exigências regulatórias e de mercado. Como parte desse esforço, em 2023, foi criado o Comitê de Pessoas, Compliance e Sustentabilidade, juntamente com uma Comissão ESG, que envolve diversas áreas da empresa. Essas iniciativas visam definir projetos e implementar ações com base em um plano de priorização de curto, médio e longo prazo, com acompanhamento da alta liderança e do CEO. No segundo semestre, a Empresa reavaliou seu processo de Materialidade para aprimorar a gestão das questões ESG. Esse processo envolveu quatro etapas e contou com a participação de mais de 600 stakeholders, dentre eles comunidade, associações, sindicatos, clientes, colaboradores, fornecedores, profissionais da imprensa, instituições financeiras e/ou seguradora, alta administração, Conselho de Administração e acionistas.
6 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Foram definidos seis ODS e onze metas que passam a integrar a agenda 2030 e fazem parte do plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. Desse modo, a priorização de ODS alinha as empresas com uma agenda global, facilita um ambiente de inovação, amplia transparência e melhor comunicação dos impactos gerados por suas atividades. A aderência da Kepler Weber ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) foi formalizada, por meio de assinatura, no início de 2024:
Marcos recentes
Secador KW Max: Visando lançar produtos mais sustentáveis, a área desenvolveu o secador KW Max com uma nova torre de secagem para garantir a eficiência energética e qualidade dos grãos, além de reduzir os impactos ao meio ambiente. O secador é o primeiro produto da Companhia a ser desenvolvido de acordo com a metodologia Lean de Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos. O equipamento pode ser automatizado e conectado à plataforma Sync, oferecendo ao produtor dados em tempo real do desempenho da secagem, além do gerenciamento do processo por meio do celular, tablet ou computador.
- 11% mais eficiente em consumo energético;
- 28% mais eficiente em consumo térmico;
- 28% de redução na emissão de CO2 no ambiente de operação;
- 271 toneladas de CO2 deixam de ser emitidas em uma safra.
Linha de pintura a pó: Em setembro de 2023, a Kepler Weber inaugurou em sua unidade de Panambi, o processo de Pintura a pó, substituindo o processo de pintura líquida por imersão. Com a implantação desse novo processo, a Kepler reduzirá impactos ambientais diminuindo o consumo de recursos energéticos e de matérias-primas, melhorará a qualidade do produto final, aumentará sua produtividade, utilizando tecnologia de ponta no conceito de Industria 4.0 com integração dos processos produtivos para entregar o melhor para os seus clientes. Essa tecnologia garante as melhores condições de segurança e ergonomia, presando pelo bem-estar dos colaboradores, além de:
- reduzir em 40% a emissão de CO2, o equivalente a 306 toneladas ao ano no envio de material para acabamento superficial externo.
- reduzir o consumo de energia elétrica em 26%, cerca de 880.000 kW/h ao ano.
- diminuir o consumo de água em 1960 m³ por ano, que equivale a 98% do volume do efluente. Sendo assim, o efluente reduzirá em 54%, cerca de 2000 m³ ao ano.
- reduzir em 99% as emissões de compostos orgânicos voláteis (VOC), o equivalente a 59 toneladas ao ano.
Certificação GPTW pelo 3° ano consecutivo: a Kepler Weber foi certificada pela consultoria Great Place To Work (GPTW), pela 3ª vez como um Excelente local para se trabalhar e pelo 2° ano consecutivo ficou entre as 20 Melhores Empresas para se trabalhar no Rio Grande do Sul, na categoria grande porte, conquistando a 11ª posição no ranking (6 posições a frente do período anterior). O índice de engajamento geral da companhia teve um crescimento de 4% comparado ao período anterior.
Em Dezembro de 2023, a Kepler Weber conquistou a posição no Ranking das Melhores Indústrias para trabalhar no Brasil (categoria grande porte), ocupando a 46ª posição.
Mais uma conquista que demonstra a jornada de crescimento, fruto de um trabalho contínuo com foco na excelência, no engajamento dos colaboradores e na sustentabilidade do negócio, fortalecendo o propósito de cuidar da vida!
Ações Sociais
Cuidar da vida faz parte do propósito da Companhia, o que se materializa por meio das ações sociais. Em dezembro 2023, a Kepler Weber aprovou a destinação de mais de R$ 1,8 milhão em recursos para 12 projetos sociais de 2024, com a utilização dos seguintes recursos: Lei de Incentivo à Cultura, Fundo da Criança e do Adolescente, Lei do Esporte, Fundo do Idoso e Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica. Os projetos em benefício das comunidades locais têm foco em educação, cultura, sustentabilidade, saúde, esporte e inclusão social e respeito à vida.
Projetos 2023
Comunidades de Campo Grande (MS) e Panambi (RS)
- Semente Mágica: implantação de horta em três escolas de Panambi, contemplando 150 crianças ao longo do ano. Em 2024, Campo Grande também receberá o projeto com apresentações e palestras.
- Cinema Itinerante: a carreta-cinema passou quatro dias em cada cidade, totalizando cinco sessões por dia. Em Panambi foram 1.670 participantes e em Campo Grande 1.810.
- Turma da Ação VRUM, VRUM: peça teatral com 25 apresentações em cada cidade, que trabalhou de forma lúdica a educação no trânsito.
Comunidade de Panambi (RS)
- Sapatilhas e Laços: mais de 90 crianças participam do projeto ao longo do ano, recebendo aulas de balé clássico e figurino.
- Pequeno Príncipe e A Bela e a Fera: a ideia do festival musical surgiu de uma necessidade identificada pela Secretaria de Educação de Panambi a partir da compreensão de que uns aprendem muito com outros. Os espetáculos contaram com a lotação máxima de 1.300 pessoas em ambos os dias.
- Ativando Saberes: iniciativa da Escola Estadual de Ensino Fundamental Adolfo Kepler, que leva o nome de um dos fundadores da Companhia, com a finalidade realizar uma ampla reforma do espaço da biblioteca, proporcionando um ambiente inovador e criativo que possibilite, por meio de novas coleções de livros, fomentar o conhecimento e o hábito da leitura.
- Sou do Sul: apresentação de artes cênicas e música, reforçando os aspectos culturais.
Comunidade de Campo Grande (MS)
- Casinha de Chocolate: em referência à Páscoa, Campo Grande recebeu o espetáculo infantil teatral, produzido pelo Grupo Tholl, que contou com lotação total de 700 pessoas.
- Via Fundo da Infância e do Adolescente: a Empresa apoiou os projetos das instituições locais Cotolengo, Associação Tagarela e Instituto Mirim, que contribuem para o acolhimento com a qualificação socioprofissional de crianças, jovens e adolescentes com deficiência, em situação de vulnerabilidade social.
Publication Date | Type | Document Name |
---|