ESG

O que ESG tem a ver com o propósito da Kepler?

A Kepler é uma empresa com práticas ESG e alinhada a objetivos de sustentabilidade da ONU. Está comprometida em desenvolver soluções inovadoras para o pós-colheita, melhorar continuamente o sistema de gestão integrado, atuar de forma ética, garantir a sustentabilidade social, ambiental e econômica, respeitar a legislação e outros requisitos aplicáveis ao negócio, agir de forma preventiva na proteção do meio ambiente, com condições seguras e saudáveis de trabalho, eliminar perigos e reduzir riscos e assegurar uma gestão participativa dos colaboradores e partes interessadas.

Qual a estratégia Kepler para fortalecer e expandir suas iniciativas ESG?

A empresa finalizou, em setembro de 2022, a sua análise de maturidade em ESG, desenvolvido pela empresa de consultoria, Grant Thornton. Além da análise de maturidade, a Grant Thornton fez sugestões de melhorias nos processos e documentações. Nos próximos passos, a Kepler irá implantar recomendações sugerida pelos especialistas como indicadores, comitês, políticas e realizar a sua matriz de materialidade, identificando os temas materiais, de importância, tanto para seu público interno, quanto suas partes interessadas que atuam fora das fábricas e em obras.

Saiba mais sobre o ESG na Kepler Weber

Processo de avaliação de riscos e materialidade

A estratégia ESG da Kepler Weber vem de um amadurecimento contínuo e ações consistentes, com foco em gerar uma diferença real nos nossos negócios, colaboradores, fornecedores, clientes e a sociedade como um todo.

Em 2022, a Kepler Weber realizou o Diagnóstico de Avaliação de Riscos e Maturidade em ESG que envolveu 70 colaboradores em 22 áreas da empresa. No processo foram identificados 27 riscos corporativos, dentre 293 tópicos avaliados, levantadas ações necessárias para amadurecimento das práticas e controles da companhia em linha com boas práticas e exigências regulatórias ESG. Os temas ESG avaliados envolveram o Relacionamento com o meio ambiente; Gente e Gestão; Saúde e Segurança do Trabalho; Iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE); Estratégia e Governança ESG; Integridade, Ética e Conduta; Gestão de fornecedores de Produtos; Gestão de Fornecedores de Serviços; Prestação de Contas; Sistema de Gestão Integrado e Relacionamento com o Cliente.

Como sequência desse trabalho, em 2023 foi estruturada uma Comissão ESG, envolvendo diversas áreas da Kepler Weber, para a estruturação de projetos e implementação de ações com base em um plano de priorização de curto, médio e longo prazo acompanhado pela alta liderança e CEO da companhia.

Além disso, seguindo as boas práticas de revisão periódica para aprimorar a sua gestão de aspectos ESG, no início do segundo semestre de 2023 a Kepler Weber atualizou a sua matriz de materialidade.

O processo de definição de materialidade contou com 4 etapas, as quais deixaram o processo bastante robusto:

(i) estudo contextual de macrotendências globais e benchmarking setoriais;
(ii) consulta com stakeholders;
(iii) análise de impacto dos temas relevantes
(iv) definição de ODS e metas relacionadas a serem apoiados.

Foram consultados 601 stakeholders envolvendo: Sociedade, Associações e sindicatos, Clientes, Colaboradores, Fornecedores, Imprensa, Instituições financeiras e/ou seguradora, Alta administração, Conselho de Administração e Acionistas.

O processo definiu 10 temas e 6 ODS a serem apoiados pela companhia. Abaixo podem ser observados os atuais temas materiais da Kepler Weber, vinculados ao ODS correspondente:

 

Os ODS integram a agenda 2030, que é o plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. Assim, a priorização de ODS alinha as empresas com uma agenda global, facilita um ambiente de inovação, amplia transparência e melhor comunicação dos impactos gerados por suas atividades.

A Kepler Weber e a responsabilidade com o meio ambiente 

Desde nossa fundação, nossa estrutura carrega um sólido compromisso com a sociedade; otimizar a armazenagem e reduzir os desperdícios por meio de um trabalho eficiente, sustentável e digno.

Energia totalmente renovável: toda a energia utilizada pelas Plantas Industriais são provindas de fontes 100% renováveis distribuídas pela Minerva Energia.


Marcos recentes

Em setembro de 2023, a Kepler Weber inaugurou em sua unidade de Panambi, o processo de Pintura a pó, substituindo o processo de pintura líquida por imersão. Com a implantação desse novo processo, a Kepler reduzirá impactos ambientais diminuindo o consumo de recursos energéticos e de matérias-primas, melhorará a qualidade do produto final, aumentará sua produtividade, utilizando tecnologia de ponta no conceito de Industria 4.0 com integração dos processos produtivos para entregar o melhor para os seus clientes.

Linha de pintura a pó: Como estratégia de eficiência operacional e no gerenciamento de resíduos a Kepler busca sempre inovar e trazer soluções fabris mais tecnológicas e seguras. Essa tecnologia garante as melhores condições de segurança e ergonomia, presando pelo bem-estar dos colaboradores, além de:

  • reduzir em 40% a emissão de CO2, o equivalente a 306 toneladas ao ano no envio de material para acabamento superficial externo.
  • reduzir o consumo de energia elétrica em 26%, cerca de 880.000 kW/h ao ano.
  • diminuir o consumo de água em 1960 m³ por ano, que equivale a 98% do volume do efluente. Sendo assim, o efluente reduzirá em 54%, cerca de 2000 m³ ao ano.
  • reduzir em 99% as emissões de compostos orgânicos voláteis (VOC), o equivalente a 59 toneladas ao ano.

 

Certificação GPTW pelo 3° ano consecutivo: a Kepler Weber foi certificada pela consultoria Great Place To Work (GPTW), pela 3ª vez como um Excelente local para se trabalhar e pelo 2° ano consecutivo ficou entre as 20 Melhores Empresas para se trabalhar no Rio Grande do Sul, na categoria grande porte, conquistando a 11ª posição no ranking (6 posições a frente do período anterior). O índice de engajamento geral da companhia teve um crescimento de 4% comparado ao período anterior.

Em Dezembro de 2023, a Kepler Weber conquistou a posição no Ranking das Melhores Indústrias para se Trabalhar no Brasil (categoria grande porte), ocupando a 46ª posição.

Mais uma conquista que demonstra a jornada de crescimento, fruto de um trabalho contínuo com foco na excelência, no engajamento dos colaboradores e na sustentabilidade do negócio, fortalecendo o propósito de cuidar da vida!